Compra de NFTs O processo de compra é simples: basta se cadastrar em uma plataforma, ter fundos suficientes em criptomoedas e adquirir o NFT desejado.
Cada marketplace, no entanto, tem suas próprias características, e aceita ativos digitais diferentes. Veja dois exemplos: OpenSea: É um marketplace baseado na rede do Ethereum.
Para comprar NFT por lá, é preciso usar Ether ou os tokens Wrapped Ether ativo=WETH, USD Coin (USDC) e Dai (DAI). O processo, de forma resumida, funciona da seguinte forma: Ao entrar na plataforma, basta clicar em “Explore” (Explorar) e selecionar o ativo digital desejado.
Há artes, coleções, músicas etc. Depois de escolher um, é só pressionar o botão “Buy now” (Compre agora). Nesse momento, a plataforma vai pedir que você conecte uma carteira digital que suporta a rede do Ethereum já com os fundos necessários para adquirir o NFT.
Ao entrar na plataforma, basta clicar em “Explore” (Explorar) e selecionar o ativo digital desejado. Há artes, coleções, músicas etc. Depois de escolher um, é só pressionar o botão “Buy now” (Compre agora). Nesse momento, a plataforma vai pedir que você conecte uma carteira digital que suporta a rede do Ethereum já com os fundos necessários para adquirir o NFT.
Se você ainda não tem uma wallet (carteira em português), a Open Sea sugere algumas opções compatíveis: MetaMask, Coinbase Wallet, Frostmatic e as compatíveis com o Wallet Connect, por exemplo. O processo de instalação é muito simples.
No caso da Meta Mask, a mais famosa delas, basta clicar no link sugerido pela plataforma, fazer o download e adicioná-la como extensão do navegador (tem que ser o Chrome). Também é possível baixar em smartphones com iOS e Android.
Depois da instalação da carteira, é preciso transferir para ela o valor suficiente em cripto para pagar pelo NFT. Se o token que deseja custa 0,012 ETH (cerca de US $50), você precisa acessar uma exchange na qual tem conta e enviar essas frações de Ether de lá para a sua wallet.
Mas tem mais um ponto importante aqui: É necessário, também, enviar uns “trocadinhos” a mais para pagar pela taxa de transferência da blockchain do Ethereum, chamada de gás. Essa “tarifa”, paga aos mineradores que mantêm a rede, varia conforme o volume de transações. Quanto mais congestionada, mas cara fica. Portanto, reserve pelo menos o dobro do montante que iria gastar no NFT para arcar com isso.